- Ubirajara, um forte parceiro -


O TOMATE foi conquistando pessoas ligadas ao meio artistico que nos apoiaram e acreditam nesse novo teatro jacobinense e uma delas foi Ubirajara.

Nome: Ubirajara Santos Silva
Data de nascimento: 14/03/51
Naturalidade: Soteropolitano
O que te define? Sou do bem

Qual o seu envolvimento no lado cultural?
   A cultura esta na minha vida desde tenra idade quando juntamente com o meu irmão (Ubiratan Santos) “inventamos” um caixote sonoro utilizando uma mola de sofá, aquela em formato de “esse”, presa na borda do caixote na parte de dentro e tirando três sons diferentes com um pedaço fino de ferro. O som atraia muitas outras crianças para nossa porta e era uma festa só até a nossa mãe decidir que já estava na hora de dormir e acabar com o show.
  Daí veio os festivais nas escolas, os grupos musicais do bairro para cantar e tocar o iê iê iê da Jovem Guarda, o teatro escrevendo e representando e mais adiante a musica no Trio Elétrico Tapajós no qual tem as minhas primeiras musicas de carnaval gravadas no estúdio Avaí no Rio de Janeiro entre 1978/79
  Algum tempo depois no Rio de janeiro criei a banda “Gleba Santa” que tocava musicas próprias, Novos Baianos e instrumentais.

Projetos realizados em prol da cultura?
  Ainda em Salvador, realzei alguns projetos que visavam despertar os jovens para a musica e as artes plásticas como o “Banana Espacial”, a criação dos Trios Elétricos com Telões isso em parceria com o musico e fotografo Robério Soares. Juntamente com Marco Aurélio Tourinho Ribeiro criamos o “Rock Bahia” que foi lançado no Circo Troca de Segredos visando dar ao rock da Bahia a cara da Bahia incluindo no rock o som dos tambores dando mais peso, mas fomos duramente criticados pelos roqueiros colonizados que viam e muitos ainda vêm o rock como verdadeiro, aquele que é feito lá fora esquecendo que rock é uma coisa visceral, de dentro, com atitude. Você pode fazer rock tocando numa lata, numa panela, só depende da sua atitude ao fazer o seu rock na lata ou na panela.
 Produzi em parceria com Lana Campos dois LPs “Gente da terra Bahia” e o “Milhões de Cópias” de Kalu Kalheira
  Vindo para nossa região criei juntamente com Nancy Coelho ainda em Morro do Chapéu, o jornal em preto e branco “A Noticia da Chapada” que circulou por mais de três anos, um jornal de matérias e cultura em geral, sempre de bom nível.
  Já aqui em Jacobina criei o “Natal Criança Jacobina”.” Jacobina Com Vida”, O Dia da beleza da Solidariedade” e oProjeto Jacobina Musical” que completa oito anos agora no dia 28 de Janeiro de 2010 com apresentação de todas as bandas de rock da cidade, Samba de Roda, Bandas evangélicas,instrumentistas de nível internacional como Fred Andrade e Ricardo Primata que voltarão este ano a Jacobina para workshop e shows na praça. No dia do meu aniversário ( 14 de março ) eu transformei num dia de receber presentes e doações para serem repassados a pessoas carentes enquanto rola um som com os amigos na praça. Escolhemos uma ou duas entidades carentes e repassamos tudo que conseguimos como se fosse os meus presentes de aniversário.
  Atualmente, alem de apresentar um programa radiofônico diariamente na Radio jacobina FM das 5 horas as 6 horas e 30 minutos e participar do Jornal das Sete da mesma emissora , continuo fazendo musica, estou participando da peça “O Bem Amado” interpretando o “vigário” e desenvolvendo três projetos de filmes de curta metragem para 2010.

°Email: projacocultural@hotmail.com
°Blog: www.sbyra.blogspot.com

1 comentários:

A BOLHA disse...

Fico feliz em saber que existe um movimento Cultural ai em jacobina estive ai em 1988 tenho vontade de voltar a visitar esta cidade tão bela e tambem parabenisar o grupo tomate, quero deixar um abraço a todos e em especial ao meu parceiro eterno de músicas e invenções, ubirajara santos, meu imail roberiosoares@ibest.com.br

Postar um comentário